terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O rio Xingu e seus povos

Atravessando os estados brasileiros de Mato Grosso e Pará, o Rio Xingu é um afluente oriental da Amazônia, abrangendo 1.979 km de comprimento. Perto de sua boca, o Xingu se expande em um imenso lago, e depois misturar suas águas com as do Amazonas, por meio de um labirinto de canais naturais. Por centenas de anos, a bacia do rio Xingu tem sido o lar de uma seção transversal da vida brasileira, formada por comunidades rurais e urbanas. A região revela um conglomerado diversificado de pessoas, com diferentes níveis de multilinguismo e aculturação para o mainstream brasileiro.

O Xingu é também o lar de mais de 25.000 indígenas de 18 etnias, incluindo o Juruna, Xikrin, Arara, Xipaia, Kuruaya, os Parakanã, os Araweté, e Kayapó. O Big Bend do Xingu - um trecho de 100 quilômetros do rio que seriam gravemente afetados pela barragem de Belo Monte - é considerado o berço das civilizações indígenas do Xingu. A importância das culturas indígenas da bacia do Xingu, levaram o governo brasileiro em reconhecer primeiro território indígena do país durante a década de 1950 ao longo das fronteiras do rio.


Ecologicamente, o Rio Xingu é uma parte vital de um ecossistema complexo, com uma rica biodiversidade de espécies vegetais e animais. Suas águas são a alma de seus habitantes.comunidades ribeirinhas têm vindo a cultivar os depósitos de solos sazonais do rio ao longo de séculos. Apesar de sua dieta é complementada pela caça e coleta, o peixe é ainda a principal fonte de proteína animal para aqueles que vivem no Xingu. Os rios também servir como fonte dos povos locais primários de transporte. Como Zé Carlos Arara, um líder do povo Arara colocou:



"Para nós o rio significa muitas coisas. Por tudo o que fazemos, depende do rio. Para nós, ir para fora, para levar nossos pais por perto, para conseguir atendimento médico, temos o rio por todas estas coisas. Se a represa está ?. construída sobre o rio, como vamos passar por isso ... Nós não queremos ver o rio fechado, nossos pais morrendo em inatividade Para nós o rio é útil e não  queremos a definhar que não temos uma história para contar, que se tornou uma lenda para os nossos filhos e netos. Queremos que eles vejam com seus próprios olhos. "


Nos últimos anos, o estilo de vida e sobrevivência do rio Xingu habitantes  indígenas ou comunidades tradicionais - têm sido ameaçadas por um modelo de desenvolvimento que favorece em larga escala,   muitas vezes empresas insustentáveis.


Em nome do progresso, o desmatamento associado do agro-negócio, a construção de hidrelétricas, mineração e industrial tem marginalizado muitos dos habitantes do Xingu. 


As pessoas têm-se negado a dizer nestes projectos, apesar do profundo impacto em suas terras e os recursos dos quais eles dependem. Sob o governo Lula, as violações dos mesmos direitos da comunidade e da violação de sustentabilidade social e ambiental têm pavimentado o caminho para a mega-barragens do Complexo Madeira . E hoje, a ameaça recai sobre o povo do Xingu, com os planos do governo de construir barragens de Monte Belo.


A atual ameaça de Belo Monte não é sem precedentes. Em 1989, O Primeiro Encontro Internacional em Defesa do Rio Xingu foi organizada pelo antropólogo Darrel Posey, em conjugação com as tribos Kayapó e os moradores da bacia do Xingu para mobilizar uma resposta internacional contra a barragem. Graças aos seus esforços, o governo brasileiro retirou seus planos originais para a construção de Belo Monte. 


Em 2002, porém, o governo anunciou novos planos para a barragem do Xingu. Seus habitantes - rica em línguas e costumes - também são, sem dúvida, o compromisso de defender os seus modos de vida. Como o líder indígena  Sheyla Juruna afirma,


"O governo não está aberto ao diálogo, por isso vamos lutar com nossos corpos e almas ... para defender nossas vidas ea vida do nosso rio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário