quinta-feira, 10 de março de 2011

Parceria em projeto internacional para a Amazônia é aprovada


A Embrapa, junto com instituições estrangeiras, criará um sistema de alerta sobre os impactos das mudanças climáticas na região

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será uma das instituições parceiras no projeto de pesquisa internacional Amazalert, um sistema de alerta sobre os impactos das mudanças climáticas e do uso da terra na Amazônia. A parceria, aprovada no final de fevereiro, envolve um consórcio de instituições e terá financiamento dacomunidade europeia. Deverão colaborar com o projeto pesquisadores das unidades Embrapa Monitoramento por Satélite e Embrapa Amazônia Oriental. 

O projeto pretende prever cenários de impactos na região Amazônica, sugerir estratégias e gerar informações sobre a sustentabilidade das políticas para agricultura, floresta, energia e água na região. A Embrapa Monitoramento por Satélite atuará na identificação dos grupos de interesse relacionados à temática do projeto, assim como na análise de políticas e cenários, com base nos distintos contextos sócio-econômicos e ambientais da Amazônia. 

Uma das propostas do Amazalert é o desenvolvimento de um sistema de alerta (Early Warning System - EWS) para detectar impactos irreversíveis sobre serviços ecossistêmicos na Amazônia, como clima regional e global, recursos hídricosbiodiversidade, além das atividades humanas e econômicas por parte de comunidades locais

A iniciativa tem coordenação do Instituto Alterra da Universidade de Wageningen, Holanda e, pelo lado brasileiro, doInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além de Holanda e Brasil, a parceria conta ainda com a participação do Reino Unido, França, Bélgica, Áustria, Alemanha, Bolívia e Colômbia, totalizando 14 universidades e instituições de pesquisa da Europa e América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário